Vitória dos touros!

Em maio de 2009, em Madrid, o "matador" espanhol Israel Lancho foi atingido por um touro - que já havia sido agredido com quatro espetos e uma adaga. Foto: AP

Em votação bastante apertada, a Catalunha, região espanhola, aboliu as malditas touradas em decisão do Parlamento local, com 68 votos a favor e 55 contra. A lei aprovada começou a partir de mobilização popular, que juntou 180 mil assinaturas de pessoas indignadas com as torturas sofridas pelos animais durante a tourada. Apesar da vitória, o veto entra em vigor somente em janeiro de 2012.

Com a decisão, a Catalunha se torna a segunda das 17 Comunidades Autônomas que formam a Espanha a proibir as touradas. As Ilhas Canárias haviam sido as pioneiras.

A proibição, no entanto, não atinge os chamados “correbous”, uma grande tradição catalã, em que o touro é solto na rua e desafiado por pessoas. Ao contrário das touradas, no “correbous” o touro não é necessariamente morto no final. Deixar os “correbous” de fora do projeto contra as touradas foi um passo essencial para aprovação da lei.

É um bom começo. E um ótimo exemplo.

Animais 1 x 0 Desumanos.

Deixe um comentário