As pirâmides ficam logo ali

Não me lembro de quando ouvi falar sobre as pirâmides do Egito pela primeira vez, mas aposto que fiquei maravilhada, como deve ficar qualquer um que ouça as histórias e veja as imagens desses monumentos incríveis pela primeira vez.

Hoje em dia é bem mais fácil entender a grandiosidade dessas construções por meio de fotos atuais e filmagens do local, mas para quem aprendeu sobre elas nos livros escolares da década de 1980, era a imaginação quem as desenhava e pintava.

Desde então, muitos anos se passaram e elas continuam lá, e nós cá. De vez em quando, aparece alguma matéria sobre novas suposições arqueológicas que desvendariam um dos muitos mistérios que cercam essas pirâmides ou sobre novos achados em escavações locais mas, basicamente, nada muda muito por lá.

Até que um dia você vê uma imagem das pirâmides tirada de outro ângulo e fica tão ou mais embasbacado que antes, quando percebe o quão perto delas a civilização “montou barraco”.

giza-pyramids
Fonte: Wikipedia

Mas calma aí! As pirâmides não ficavam no meio do deserto?

Essa fotografia acaba por quebrar todo o encanto que pairava sobre a imagem fantasiosa da Necrópole de Giza. Mais um pouco e os egípcios estão puxando uma laje a partir das paredes das pirâmides.

Construídas há mais de 5 mil anos, e localizadas a 9 km a oeste do Rio Nilo e a cerca de 13 km a sudeste do centro de Cairo, capital do Egito, as pirâmides de Giza e a enigmática Esfinge continuam atraindo a atenção do mundo e ficarão ainda um bom tempo envoltas em mistérios, curiosidade e superstições.

Mas é triste pensar que a Grande Pirâmide de Giza, ou Pirâmide de Quéops, a maior e mais antiga dessas pirâmides que formam a Necrópole de Giza, seja a única das Sete Maravilhas do Mundo que resistiu ao tempo e continua intacta. Resta saber até quando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s