Múmias horripilantes em catacumbas de Palermo

As sinistras Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo foram construídas após a morte de Silvestro de Gubbio, um famoso monge do século 16. Quatro longos corredores de pedra calcário abaixo da Igreja dos Capuchinhos guardam cerca de oito mil múmias, deitadas em repouso ou penduradas em ganchos pelo pescoço e pelos pés, usando suas melhores vestimentas. Foto: Tony Gentile/Reuters

A primeira múmia que me assustou foi a do Chapolin, ainda na minha infância. Depois dela… Bem, depois ou mesmo antes dela, nenhuma outra múmia me assustou, na verdade. Nem em filmes, nem em documentários, nem nos desenhos do Scooby Doo. Talvez porque eu sempre as vi como monstros e não como ex-pessoas.

Mas eis que surge uma galeria de fotos das Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo, na Itália. Por algum motivo excuso, elas me fizeram lembrar que as múmias um dia foram gente. E então eu vi as imagens, uma por uma, com um arrepio no corpo e olhos arregalados, numa mistura de medo e curiosidade.

As imagens são assustadoramente (de verdade!) interessantes. Sugiro que você as veja mantendo em mente que as múmias são ex-pessoas, que todas essas múmias penduradas nas paredes, depositadas em prateleiras e guardadas em sarcófagos e caixões um dia tiveram vida.

Deixe um comentário

