Ora, balas!

Fui ler esta matéria aqui e dei de cara com a imagem à direita. Essas balas fizeram parte da minha infância e provavelmente eram feitas dos mesmos ingredientes que aqueles pirulitões gigantes. Eu nem gostava tanto do sabor delas, mas os desenhos simplórios de cada uma e o belo mosaico de cores criado dentro dos potes de vidros cheio delas me encantava. E eu sempre pedia para os meus pais comprarem um pote quando encontrava um, mesmo que não fosse comê-las. (E, pensando nisso agora, nunca soube qual o fim delas… Eram todas devoradas? Melavam e eram jogadas fora após algum tempo? Sumiam sem deixar vestígios? Hum…)

Fui procurar por uma foto de um desses “potes originais” – isto é, aqueles fabricados nas décadas de 1980/90 – e acabei encontrando a foto à esquerda. Sim, as famosíssimas balas Soft. Deliciosíssimas e perigosíssimas. Quando criança, para chupar uma bala Soft era preciso parar com as brincadeiras e sentar quieto. O perigo era se engasgar com as balas extremamente lisas e… morrer sufocado! As crianças mais daredevil punham uma na boca e saíam correndo para continuar a brincar, mas os mais cautelosos sentavam-se obedientemente na sarjeta para se deliciarem com a guloseima. E, claro, a vermelha era a mais disputada.

É, não se fazem mais balas como antigamente… Nem crianças que brincavam na rua todas as tardes…

Deixe um comentário

