Sobre a arte milenar do kung fu

Li a reportagem da National Geographic sobre o Kung Fu e a adaptação do Shaolin aos tempos modernos. Muito interessante pela parte cultural, mas triste ao mesmo tempo, já que esta arte está se rendendo ao capitalismo e pouco faz para acabar com a fama ocidental – leia-se hollywoodiana – de ser uma arte marcial violenta e cheia de truques circenses.

A reportagem é focada em três personagens principais: o mestre de kung fu Yang Guiwu e seus discípulos Hu Zhengsheng e Shi Dejian. Entre tantas histórias interessantes, o trecho abaixo me gelou as costas:

Na última manhã que passo em seu retiro, Shi mostra-me suas dependência privadas, uma exígua cúpula de pedra empoleirada na ponta de um íngreme penhasco. Ele me conduz até um terraço com vista para o profundo vale em forma de cuia, acarpetado de espessas florestas de pinheiros. Uma frente fria está em atividade, e sua grossa pelerine agita-se atrás dele. Sem aviso, Shi salta para a mureta baixa que bordeja o bico do penhasco, a ventania inflando sua pelerine, que se alvoroça toda sobre o vazio a suas costas.

“Está com medo?”, pergunta-me, ao ver a minha cara. “Kung fu não é só treinar o corpo. É também controlar a mente.” Como uma pluma, Shi saltita com leveza de um pé para o outro, estocando, esmurrando, girando, sempre a centímetros de uma pavorosa queda. Seus olhos arregalam-se quando ele se concentra. O manto encapela-se e farfalha ao vento gelado.

“Você não pode derrotar a morte”, proclama o mestre, sua voz alçando-se acima da ventania. Ele lança um pé ao abismo, equilibrando-se em apenas uma de suas pernas troncudas. “Mas você pode derrotar seu medo da morte.”

Tentei imaginar a cena mas, querendo ver este espetáculo mais “fielmente”, procurei no YouTube e encontrei o vídeo abaixo. É realmente incrível! Mas atenção: se você tem medo de altura, não assista! É vertigem na certa! Caso contrário, sugiro que assista ao vídeo e leia a reportagem! Ou vice-versa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s