Mapa inédito mostra altura das florestas do mundo

Cientistas – sempre eles – produziram uma mapa inédito com a altura das florestas do planeta usando dados de satélites da Nasa. Esse é o primeiro mapa que mostra o globo todo usando um método de pesquisa uniforme. Além da curiosidades sobre a altura das árvores, ele também serve para estimar a quantidade de carbono das florestas e explicar para onde vão dois bilhões de toneladas de carbono que “somem” todos os anos. “Os homens lançam sete bilhões de toneladas de carbono por ano, a maior parte disso em forma de dióxido de carbono, das quais três bilhões de toneladas ficam na atmosfera e dois bilhões nos oceanos. Cientistas não sabem com certeza para onde os outros dois bilhões de toneladas vão, mas há suspeitas de que são armazenados pelas florestas”, segundo matéria publicada pela Época, onde li esses dados.

Mas o que mais me chamou a atenção não foi o ineditismo do mapa, mas a quantidade de florestas existentes no mundo mostrada na imagem. (Clique aqui para ver o mapa em tamanho original) Repare nas manchas verdes do mapa. São TODAS as florestas existentes no nosso planetinha azul. Minha primeira e imediata impressão: “o mundo só tem isso de florestas??? Puta merda!!!”

É de dar uma certa angústia, um desespero mesmo. Só tem isso e o homem ainda está acabando com as florestas, sem consciência alguma dos estragos permanentes. E não duvido que ele consiga acabar com tudo até alguma década não muito distante da que vivemos hoje. Só espero que eu não esteja aqui para ver esse fim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s