Jornal do Brasil deixa de circular em versão impressa

A imprensa brasileira sofre mais um duro golpe, com o cancelamento da versão impressa do Jornal do Brasil, um dos jornais mais antigos do País.

De acordo com informações do Comunique-se, “o fim da edição impressa se deve às dívidas acumuladas pelo jornal, estimadas em R$ 100 milhões, além da queda na circulação”. O empresário Nelson Tanure, proprietário do JB, “chegou a procurar um comprador para o jornal, mas não o encontrou e decidiu manter o veículo apenas na internet”.

O Portal Imprensa afirma que um anúncio de página dupla será publicado nesta quarta-feira (14) informando que “o processo de tornar o periódico 100% digital aconteceu após pesquisas com leitores da publicação e a ideia é a busca da ‘modernidade'”. O anúncio ainda diz que o jornal passa a ser 100% digital a partir de 1º de setembro deste ano.

O clima entre os jornalistas do jornal é tenso, óbvio, mas o destino deles será discutido em reunião entre o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro e Tanure. A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) lamenta o fim da versão impressa do Jornal do Brasil.

De acordo com outra matéria do Comunique-se, “o vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Rogério Marques Gomes, (…) lamentou a situação e disse que o sindicato está de ‘luto’ pela decisão de Nelson Tanure (…). ‘Posso dizer que estamos de luto. É uma situação lamentável. Isso é péssimo para a democracia, porque o Rio de Janeiro fica numa situação de transmitir praticamente uma opinião só, a do grupo Globo’, destacou”.

Jornal do Brasil é um dos mais antigos do país, com a primeira edição publicada em 1891. Segundo o Comunique-se, atualmente o veículo conta com 180 funcionários, sendo 60 jornalistas na Redação, e circula com tiragem de 17 mil exemplares durante a semana e de 22 mil aos domingos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s