Acelerador de partículas volta a acelerar

O super brinquedo dos cientistas, o LHC. Foto: AP

Depois de funcionar pela primeira vez, em setembro de 2008, o acelerador de partículas apresentou um grave problema e precisou ser desligado poucas horas mais tarde. Agora, após 14 meses de reparos e depois de quase ser destruído por uma migalha de pão derrubada por um pássaro, o acelerador volta a funcionar.

Os primeiros testes de injeção de partículas de prótons já começaram e, se tudo correr bem, o Grande Colisor de Hádrons (LHC, em inglês) realizará testes maiores por volta das 4h, horário de Brasília.

James Gillies, porta-voz do Centro Europeu de Investigação Nuclear, explicou como serão os testes:

“A circulação de partículas no gigantesco equipamento começará em um primeiro momento em baixa energia, com 450 GeV (gigaeletrons volts), e quando os cientistas injetarem feixes em direções opostas se produzirão, a essa velocidade, as primeiras colisões.

“A partir então, o experimento consistirá em ir aumentando progressivamente a potência da circulação dos prótons, até chegar ao momento mais esperado e temido por alguns: as primeiras colisões de partículas a velocidade próxima a da luz, o que calculam que poderia ocorrer em janeiro.

“Nesse momento, serão recriados os instantes posteriores ao Big Bang, o que dará informações chaves sobre a formação do universo e confirmará ou não a teoria da física, baseada no Bóson de Higgs.

“A existência dessa partícula, que deve seu nome ao cientista que há 30 anos previu sua existência, se considera indispensável para explicar por que as partículas elementares têm massa e por que as massas são tão diferentes entre elas.”

O LHC custou 3,76 bilhões de euros e foi construído para auxiliar os cientistas a entendenrem melhor a matéria e a origem do universo. O circuito mede 27 km e está a 100 metros sob a terra, em uma região da fronteira entre França e Suíça, passando pelo território dos dois países.

Excitante, não?!

Anúncios

Um comentário em “Acelerador de partículas volta a acelerar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s