Iceberg antártico migra para o calor da Austrália

Aquecimento global, o quê?

Cientistas descobriram que não são apenas algumas aves que migram em busca de países com clima mais quente no inverno. Os icebergs também. E eles têm uma certa queda pela Austrália, com suas praias, desertos e clima bem quente.

Piadas de lado, um grupo de cientistas australianos anunciou a descoberta de um enorme bloco de gelo a cerca de oito quilômetros da ilha de Macquarie, localizada entre a Austrália e a Antártida. O iceberg em questão tem 500 metros de comprimento e 50 de altura, e provavelmente faz parte de outros icebergs maiores que se desprenderam da crosta antártica entre 2000 e 2002.

Os cientistas afirmaram que “outros icebergs foram levados em direção ao norte pelas correntes oceânicas, mas nunca tinham se aproximado tanto à ilha, onde as águas são mais quentes”. Eles acreditam que a massa de gelo se romperá e derreterá rapidamente conforme ruma na direção norte.

Neste link há alguns mapas mostrando a localização da ilha e do iceberg.

Uma pedrinha de gelo perdida na imensão do mar. Aquecimento global? Foto: Murray Potter/AP

*************

Groenlândia perde 1,5 mil gigatoneladas de gelo

Ainda nas notícias sobre o clima ruim nas geleiras (com trocadilho), um estudo mostrou que a Groenlândia perdeu nada menos que 1.500 gigatoneladas de gelo entre 2000 e 2008. O estudo, liderado por Michiel van den Broeke, do Instituto de Pesquisa Marinha e Atmosférica da Universidade Utrecht, na Holanda, está na edição mais recente da revista Science.

Dá para imaginar o que é uma “gigatonelada”?

“Esse derretimento resultou em um aumento médio no nível do mar de 0,46 milímetro por ano. Entre 2006 e 2008, a elevação média do nível do mar saltou para 0,75 milímetro, com uma perda de gelo acumulada de 273 gigatons anuais.

“Se não fosse o efeito compensador da precipitação de neve e de recongelamento, a perda de gelo na Groenlândia depois de 1996 teria dobrado.”

Aquecimento global, o quê?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s