A história do Muro de Berlim em imagens

Acima, local na Alemanha em 1989, com o Muro cruzando o meio da praça, e abaixo, em 2009, agora transformado em uma grande avenida

Se você pesquisar em qualquer portal de notícias, encontrará reportagens – ou mesmo páginas especiais e bastante completas – sobre a queda do Muro de Berlim, cujo fato completa hoje 20 anos.

Li várias destas matérias mas o que mais me impressionou foram as fotos publicadas, que retratam a rica e polêmica história da Alemanha: desde a construção do muro, até as tentativas de cruzá-lo, os soldados patrulhando o local dia e noite, a vida nos dois lados do país dividido e, por fim, o povo quebrando o muro e a vida da Alemanha reunificada depois que ele foi totalmente destruído.

O Telegraph.co.uk (sempre ele) publicou quatro galerias com imagens sobre o Muro. A primeira delas, e a que traz as imagens mais impactantes, retrata a construção do Muro, o desespero das pessoas que tentavam ir para a outra metade da Alemanha antes que ele ficasse pronto, o resultado de algumas tentativas perigosas e inusitadas de atravessar para o outro lado – nem todas bem-sucedidas – e algumas imagens do país já dividido entre leste e oeste.

Imagem datada de 17 de agosto de 1961 mostra um cidadão de Berlim oriental pedindo a uma mulher de Berlim ocidental que compre algo para ele de uma loja da rua dividida

A segunda galeria traz imagens da grande noite, 9 de novembro de 1989, quando berlinenses, alemães e pessoas do mundo inteiro se reuniram para colocar o Muro abaixo e acabar com a divisão na Alemanha.

Outra galeria apresenta fotos do maior pedaço que restou do Muro, que foi repintado para restaurar as coloridas artes originais de 20 anos atrás. A parte restaurada do Muro, conhecida como Galeria do Lado Leste, fica ao longo do rio Spree e se extende por 1,3 quilômetro.

A última galeria de imagens faz a comparação de alguns pontos a Alemanha, como eles eram em 1989 e como estão hoje, 20 anos após a queda do Muro de Berlim e a restauração da Alemanha em uma única nação.

Vídeos – imagens históricas e depoimentos

No dia da queda, cidadãos da Alemanha oriental escalam o Muro, enquanto guardas assistem

Além de fotos históricas e outras atuais, vários vídeos de excelente conteúdo foram publicados em diversos sites.

No Uol tem um vídeo em que pessoas que viveram em Berlim na época em que o Muro ainda imperava, ou que estiveram presente no momento da queda, contam suas histórias do antes e do depois.

A BBC Brasil também publicou um vídeo bastante interessante, intitulado “Após 20 anos, pouco restou do muro de Berlim“, com imagens de arquivo da época contrastando com imagens atuais. Dá para ter uma boa noção do tamanho do Muro perto do Portão de Brandenburg e em relação à altura das pessoas. Também dá para ver que o asfalto tem uma linha de paralelepípedos marcando o local por onde o Muro passava. Nesta mesma página, há um menu à direita com links para mais vídeos sobre o assunto.

Reportagens interessantes não faltam. Basta ser curioso e sair clicando por aí para conhecer todos os detalhes sobre um dos fatos mais importantes do fim do século passado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s