Porque crianças com máscaras ganham mais doce no Halloween

A Turma do Charlie Brown brinca de "Trick or Treat" em cena do desenho "A Grande Abóbora"

O blog NurtureShock, da revista Newsweek, publicou um artigo sobre uma pesquisa interessantíssima feita com crianças durante o Halloween.

Ashley Merryman, autora do artigo, conta a história de Arthur Beamer e seu time, que realizaram o seguinte experimento: em uma noite de Halloween, eles se reuniram na casa de um deles e instruíram as crianças que batiam à porta em busca de guloseimas, na famosa brincadeira “doces ou travessuras”, para que entrassem e escolhessem um doce – mas elas só poderiam pegar um.

Muitas crianças pegaram mais de um doce, algumas, até encheram a mão. Foi então que os pesquisadores notaram um padrão: as crianças que usavam fantasias que não escondiam suas identidades, como fantasias sem máscaras ou que não cobrissem suas cabeças, tendiam a pegar apenas um doce. As crianças cujas fantasias realmente escondiam sua identidade pegavam mais doces. As fantasias livraram as crianças das regras que crianças normais têm que seguir.

Em outro teste, sempre que os pesquisadores perguntavam o nome e o endereço à uma criança, a mágica acontecia: esta criança pegava apenas um doce.

Então os pesquisadores tentaram um truque mais sutil: colocaram um grande espelho atrás da tigela de doces. O resultado: as crianças pegavam apenas um doce – mesmo aquelas usando uma fantasia completa.

Conclusão da pesquisa: somente quando se identificavam ou quando se viam no espelho as crianças tinham consciência de que a criança debaixo da fantasia ainda era a mesma, e que as regras ainda se aplicavam a ela.

Achei esta pesquisa muito interessante! Isso é o que eu chamo de “poder da fantasia”…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s