They put a man on the moon!

If you believed they put a man on the moon, man on the moon…
If you believe there’s nothing up my sleeve, then nothing is cool…

(R.E.M.)

apollo11_landing_moon_nasa
Última foto tirada do módulo lunar da Apollo 11 antes do pouso na Lua. Foto: Nasa, por meio do twitter.com/ReliveApollo11

Acredite ou não, hoje se completam 40 anos da primeira vez em que um ser humano pôs os pés na superfície da Lua, na figura do comandante da missão Apollo 11, o astronauta Neil Armstrong, seguido do co-piloto Buzz Aldrin. O terceiro astronauta da nave espacial era Michael Collins, que ficou (frustrado?) orbitando o satélite enquanto os outros se divertiam em solo lunar e entravam para a História.

Fica redundante publicar uma lista de links sobre o assunto ou dizer que todos os meios de comunicação deram a notícia. Mas, entre tantas informações repetitivas, duas matérias me chamaram a atenção. A primeira foi publicada pela CNN, intitulada “The 10-year-old who helped Apollo 11, 40 years later“, que conta a história de um menino de 10 anos chamado Greg Force, filho de um dos diretores da Nasa, Charles Force.

apollo11_greg_force_nasa
Greg Force, o garoto de 10 anos que ajudou a salvar a missão

A história se passa em 23 de julho de 1969, quando a Apollo 11 voltava para a Terra, após a conquista da Lua. Conta a matéria que havia uma única antena que possibilitava as últimas comunicações da Nasa com os astronautas antes que eles caíssem com o módulo no mar terrestre para posterior resgate. Mas um suporte dessa antena quebrou na última hora, a deixando praticamente inútil. Para consertá-la, eles teriam que desmontá-la por inteiro e não havia tempo para isso. Então Charles Force teve uma idéia criativa: colocar mais graxa em volta do suporte talvez o faria funcionar novamente. Mas não havia ninguém com um braço pequeno o suficiente que coubesse na abertura de cerca de 7,5 cm. Foi então que Charles mandou buscar seu filho Greg que, com seus braços de criança, engraxou o suporte e ajudou a restabelecer a comunicação entre a Nasa e a Apollo 11. Com isso, no dia seguinte o módulo caiu em segurança no mar. O menino foi destaque em vários jornais da época, ganhando reconhecimento e agradecimentos da Nasa e dos astronautas da Apollo 11.

A outra matéria foi publicada pelo Terra e mais parece uma lorota. Intitulada “Balneário brasileiro é a fonte da água levada na primeira viagem à Lua“, a matéria afirma que a água que foi na bagagem dos astronautas da Apollo 11 teria saído diretamente de Águas de Lindoia, uma estância no interior de São Paulo famosa por seu balneário rico em fontes de águia mineral com supostas propriedades terapêuticas, fama que remonta o início do século XX. A matéria diz que o balneário ainda guarda a nota fiscal de 1969, que registra a compra de cem dúzias de garrafas de meio litro de água de Lindoia da Fonte Santa Filomena em nome da Nasa. A agência espacial teria optado pela água do local por conta de sua baixa acidez, rápido grau de absorção pelo organismo e elevado poder diurético.

Então, tá. Mas, fugindo de links para sites de notícias, seguem três dicas interessantes sobre a efeméride de hoje: o site da Nasa, obviamente, além do Google Moon, e alguns vídeos postados pelo twitter.com/ReliveApollo11, mostrando alguns dos passos da missão da Apollo 11: o pouso no Mar da Tranquilidade, o primeiro passo na Lua, por Armstrong, Buzz descendo em solo lunar e a leitura da inscrição da placa deixada na Lua.

Acredite ou não, lá se vão 40 anos.

apollo11_buzz_nasa
Buzz Aldrin desce em solo lunar. Foto: Nasa, por meio do twitter.com/ReliveApollo11
Anúncios

2 comentários em “They put a man on the moon!

  1. Com certeza eu devo muito a essa magnífica missão pois foi ela uma das coisas que alavancou meu interesse pela ciência. O simples fato de acreditar e entender como isso foi possível já é um aprendizado imenso, seja pela matemática e pela física envolvida, ou pelo poder de superação do ser humano. Era a primeira vez que pousávamos em um outro corpo celeste. Estou entrando nessa de blog agora, talvez seja uma boa ideia criar um post sobre o assunto. Parabéns pelo seu blog. O seu texto é claro e muito bem escrito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s