Koala Superstar

koala_sam
Sam recebendo cuidados nas patinhas queimadas

O koala – “a” koala, na verdade, e que agora se chama Sam – resgatada por um bombeiro de um dos incêndios que consomem a Austrália virou o símbolo da tragédia que atinge os australianos – humanos e animais. Jornais do mundo inteiro exibem as emocionantes imagens do salvamento e mostram fotos de Sam durante seu tratamento.

Fiquei sensibilizada com o depoimento de Dave Tree, bombeiro voluntário há 26 anos, responsável pelo resgate da Sam. Em entrevista ao jornal australiano The Sidney Morning Herald (SMH), ele disse que é extremamente raro chegar tão perto de um koala e que ele pediu ao seu colega Brayden Groen para filmar a aproximação. E completou:

Você pode ver como ela para, anda para a frente e olha para mim. Era como se seu olhar dissesse ‘Eu não posso correr, estou fraca e machucada, acabe com o meu sofrimento’“.

Eu gritei para alguém me dar água, me sentei com ela e ofereci a água. A água estava na minha mão e ela tentou alcançar a garrafa e então colocou sua pata direita em minha mão esquerda, que estava tão fria que deve ter dado um certo alívio à sua dor e ela apenas a deixou ali. Isso foi incrível.

Mas há vários outros animais atingidos pelo fogo. Estima-se que cerca de 1 milhão deles morreram e os que são salvos estão sob os cuidados de veterinários voluntários. No UOL há um pequeno vídeo com a matéria sobre esses animais e o jornal australiano SMH traz uma galeria de fotos com animais machucados. Não recomendo para pessoas muito sensíveis; as fotos não são chocantes, mas muito, muito tristes.

Final feliz

Mas a boa notícia é que Sam foi recebida por outro koala resgatado dos incêndios, o Bob, que agora cuida de sua nova amiga. A natureza é demais, não?!

koala_sam_bob_reuters
Bob (no alto) coloca sua pata em volta de outra sobrevivente dos incêndios, Sam, enquanto ela se recupera das queimaduras, em Melbourne. Foto: Reuters
Deixe um comentário

