Muito Japão!

japan_flag

Fisicamente, passei meu fim de semana num nublado país chamado Brasil (nada contra o nublado). Mentalmente, meu fim de semana foi entre kanjis, katakanas e hiraganas – se é que tais palavras suportam forma plural.

O que aconteceu é que (não me lembro como – como sempre acontece quando vago por entre links desconhecidos) fui parar em um blog chamado Muito Japão! (atualmente em sua versão II). Após ler uns dois ou três posts, fui “cavando” até encontrar o primeiro post do blog e aí… Bem, aí, já era. Viciei. Em poucas horas (divididas por três dias, deixe-se claro) li os mais de 200 posts. Li, não. Saboreei. Um por um.

japao_vick
Pastilhas Vick versão Changeman! Fonte: Muito Japão!

Para mim, que sempre gostei de cultura japonesa (com poucas enormes exceções, como é o caso da culinária), o blog é um verdadeiro achado. Escrito pelo carioca Julio Cesar Caruso, que mora há anos no Japão, o blog é cheio de curiosidades e peculiaridades daquela cultura milenar que não para (“pára” para quem não concorda com a estúpida reforma ortográfica) de surpreender o mundo.

Entre tantas maravilhas (ou loucuras, depende sempre do ponto de vista) de um país que ainda hoje conserva suas tradições (coloque aqui um sinônimo para “milenares”) e convive pacificamente com a modernização, estão algumas coisas que me chamaram muito a atenção. Mas, ao invés de tentar reproduzir aqui o que foi descrito com tamanho conhecimento de causa no blog, selecionei alguns dos posts mais interessantes:

Tudo isso fora os engraçadíssimos rankings sobre os mais diversos assuntos (outra paixão por lá, pelo visto), os posts sobre gastronomia (feijão azuki e chá verde combinam com tudo, aparentemente; só falta chocolate sabor sushi… ou será que já tem?), posts sobre coletivas de imprensa para pedir desculpas ao público (sim, é verdade!), posts sobre placas! Ah, as placas! Placas das mais óbvias, descartáveis e eficientes (bem, nem todas…)! E, claro, posts sobre terremotos e como os japoneses convivem com esta iminente ameaça diariamente; posts sobre o show da tecnologia japonesa a favor dos cidadãos e muita, muita coisa que “só lá”, ou, como diz o próprio nome, coisas “Muito Japão”.

2 comentários em “Muito Japão!

  1. Caro autor do Espaço em Branco, sou eu, Julio Cesar Caruso mesmo que, assim como você, vagava por entre os links e vim parar aqui. Qual não foi minha surpresa ao ver/ler este post. Não tenho palavras para agradecer. Confesso que fiquei ainda mais feliz, ao notar que este post acabou de sair do forno! Simplesmente, aceite o meu Muito Obrigado!…ou 有り難うございました・arigatoo gozaimashita! Aproveito para te desejar um Feliz Ano Novo e sucesso no seu blog!

    1. Caruso, mal acredito que você tenha lido meu post, muito menos, tão rápido assim! E olhe que eu penei para escrever somente isso, porque há muito mais coisa interessante em seu blog do que sugere meu humilde post!
      Agradeço demais sua visita e, principalmente, o post que você publicou no Muito Japão! sobre o meu blog. Duas grandes surpresas num dia só!
      Desejo muito sucesso para você, em seu blog e sua carreira, e também muito tempo livre para poder nos contar sobre as curiosidades Muito Japão!

Deixe um comentário

