Ah, o Natal…

santa_vader_bobble_head… época mais triste e hipócrita do ano. Se preparem, ela já está aí – de novo!

Chegou a época de todos se lembrarem que:

@ existem muitas famílias passando fome – e, em muitos lugares do país, sofrendo mais uma vez com as castigantes chuvas de verão;

@ existem crianças abandonadas;

@ existem crianças que não recebem presentes durante o ano todo, nem mesmo em seus aniversários e, muito menos, de Papai Noel.

Época, também, de todos se esquecerem que:

@ o Natal deveria ser uma festa religiosa e familiar, e não, consumista;

@ o 13º salário deveria ser usado para acabar com ou amenizar dívidas feitas durante o ano, e não criar novas dívidas comprando produtos supérfluos;

@ aquele monte de luzinhas, bichinhos bonitinhos e papais noéis dos mais diferentes estilos cujos movimentos são regidos à energia elétrica, e outras decorações do tipo que enfeitam casas e comércios gastam uma energia desnecessária, aumentando o consumo e a conta no fim do mês;

@ aquelas mesmas luzinhas esquentam o ambiente, o que faz com que as pessoas liguem aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores, aumentando ainda mais o consumo de energia e, consequentemente, castigando o meio ambiente;

@ o Brasil é um país tropical e muito, muito quente, onde não há neve – exceto em raros casos sulistas; mesmo assim, em meses de inverno do País, isto é, por volta de julho – portanto, está mais do que na hora de usar a criatividade tupiniquim e criar um Natal brasileiro, acabando com os enfeites que hipocritamente imitam neve e coisas tipicamente norte-americanas ou européias, que soam extremamente fora de lugar.

Isso sem falar em:

@ desperdício de alimentos: Natal é época de extravagâncias. Na mesa, 10 tipos de pratos para cada membro da família. Tudo bem que a comida que se prepara muitas vezes dá para vários dias, mas aqueles pratos mais elaborados, com ingredientes diferentes, nem sempre fazem sucesso e acabam no lixo. Sem contar que, após horas fora da geladeira, certos alimentos ficam impróprios para o consumo. Em outros casos, de tanto mexer nos pratos, no fim da festa não dá para aproveitar toda a comida, tamanha a bagunça – “Isso é frango? Mas o que são aqueles pontinhos pretinhos? Tá meio mole para ser frango… Parece que misturou com o doce… Ah, vai pro lixo!”

@ desperdício de embalagens: alguém recicla os papéis e sacolas de embrulho dos presentes ou eles vão direto para o lixo? E quanto às caixas de brinquedos e todos seus plásticos, saquinhos, feixes que mantêm o brinquedo preso na caixa, manuais de instruções etc? Vão pro lixo também?

@ extremo consumismo: presentes mil – alguns trocados várias vezes até atingir finalmente o gosto do presenteado, outros sorrateiramente vendidos ou mesmo descaradamente reciclados (ei!) em outras ocasiões -, roupas para serem usadas uma única vez, enfeites e frescurinhas que vão parar no lixo etc.

E tudo isso se repete no Ano Novo. Em versão potencializada. Viva as festas de fim de ano!

————-

Para deixar este post mais light (e já que é época de ser hipócrita…): já passei da idade de ganhar presentes de Natal e agora tenho que comprar meus próprios brinquedos, mas caso alguém queira me presentear, acabo de ver duas sugestões perfeitas: um Little Pony versão elfo Legolas, o arqueiro d’O Senhor dos Anéis, e uma tartaruga de pelúcia que reproduz constelações no seu quarto! O Michelângelo adora ser tartaruga, mas eu apenas gosto de tartarugas. E, claro, sou fã d’O Senhor dos Anéis e seus amigos – e inimigos também, vai… Natal é tempo de perdoar, não é?! Hein? Não? Ah… Ok…

little_pony_legolas turtle_constelations

O Santa Vader do início do post é de um dos sites mais legais do planeta, o Think Geek.

Vi estas super dicas no super site Blog de Brinquedo.

Anúncios

Um comentário em “Ah, o Natal…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s