O acelerador de partículas

O monstro acelerador de partículas. Foto: AP

O assunto do dia no mundo científico é o gigantesco acelerador de partículas, uma verdadeira super-máquina que foi acionada pela primeira vez na madrugada desta quarta-feira, em um túnel de 27 quilômetros de comprimento construído a 120 metros de profundidade. O “monstrinho” colisor de partículas é constituído por 60 mil computadores e custou mais de US$ 10 bilhões.

Segundo matéria da Folha de S. Paulo (“Cientistas testam com sucesso máquina que tenta reproduzir o Big Bang“), “Quase 9.000 cientistas se reuniram nesta quarta-feira na fronteira entre a Suíça e a França para realizar o primeiro teste com o LHC (Grande Colisor de Hádrons), a máquina mais poderosa do mundo que tentará reproduzir o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo.

Meu humilde e limitado cérebro comemora o sucesso da empreitada mesmo sem conseguir conceber direito a idéia. É coisa de filme de ficção científica! Recriar o Big Bang, uma das maiores incógnitas da História da Humanidade? É muito doido!

Cientistas acompanham os resultados do experimento. Foto: AP

O experimento é notícia em todos os portais de notícia do mundo, que trazem, além de fotos, outras várias matérias para leigos como eu entenderem o tamanho e a importância da brincadeira. Entre eles: “Acionado experimento que busca origem do universo” (matéria da BBC Brasil publicado no Terra);”Superacelerador de partículas funciona, mas ainda não recria Big Bang” (UOL); “LHC já está ligado, mas resultados só devem vir para valer em 2009” (G1); “Atom smasher fired up in ‘God particle’ hunt” (CNN).

Será que dá para criar uma mini-versão desta máquina para acelerar as partículas do meu cérebro?

Update: o Google também está na torcida:

Anúncios

Um comentário em “O acelerador de partículas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s